08-11-2022

7ª FenaMassa recebe 7,5 mil pessoas nos primeiros três dias

Desfile Cênico, oficinas gastronômicas, passeios turísticos, shows e atrações culturais movimentaram Antônio Prado, na Serra Gaúcha

A festa mais saborosa da Serra Gaúcha teve início na última sexta-feira, dia 4, em Antônio Prado envolta de cenário de cartão postal composto pelas casas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A boa e a farta gastronomia somadas às diferentes atrações levaram o público para o Centro Histórico da cidade mais italiana do Brasil. O aroma do prato principal do evento se espalhou pelos arredores da Praça Garibaldi durante a sexta, sábado e domingo. O primeiro fim de semana da FenaMassa – Feira Nacional da Massa – superou a expectativa dos organizadores e registrou um público de 7,5 mil pessoas.

Os moradores locais e visitantes conseguiram aproveitar a praça de alimentação, espaço do vinho, atrações no palco cultural, oficinas gastronômicas, junto à Casa Nordeste, espaço infantil, armazém das massas e centro comercial. Os cinco restaurantes, que somam mais de 80 tipos de massas, propiciaram prazeres gastronômicos e serviram, somados aos estabelecimentos da praça de alimentação, mais de 2,5 mil refeições.

A programação da Feira será retomada na próxima sexta-feira, dia 11. Devido ao feriado de Proclamação da República no dia 15, o segundo fim de semana terá atrações também na segunda, dia 14, e na terça-feira.

A edição deste ano tem a expectativa de superar o último evento e receber mais de 30 mil pessoas durante os 11 dias. Além do turismo, a FenaMassa movimenta a economia local com geração de emprego e renda. É estimado pela organização que o evento gere mais de 300 vagas no município.

 

Abertura

A abertura oficial reuniu convidados, autoridades, imprensa e o público junto ao palco principal. O primeiro a se manifestar foi o presidente da FenaMassa, Zulmir Testolin, que em sua fala relembrou todos que presidiram o Festival. 

Ao agradecer todos os envolvidos com a organização do evento, garantiu que foi por meio do trabalho de muitas mãos que foram conquistados os melhores resultados para que o evento se mantivesse forte. “A cidade mais italiana do Brasil espera todos para prestigiar a FenaMassa, que ao longo dos dias terá intensa programação artística e cultural para todas as idades. A Feira é realizada por muitas mãos, com trabalho árduo que começou há muito tempo para que a 7ª edição se tornasse realidade”, ressaltou Testolin.

O presidente da CIC de Antônio Prado, Valdemir Antônio Ciconetto, comentou sobre a alegria de receber a todos no Centro Histórico, local que caracteriza as lembranças dos antepassados e representa a cultura e os costumes locais. “A FenaMassa está consolidada como evento gastronômico e cultural, proporcionando uma grande movimentação na cidade, que faz a economia girar em diversos setores. Espero que todos possam ser bem acolhidos e guardem boas lembranças de Antônio Prado”, pontuo ele.

Roberto Dalle Molle, prefeito de Antônio Prado, lembrou que a criação da festa iniciou com a constatação de que a produção de massa era a especialidade de muitas famílias da cidade. Recordou também que há anos o trigo era deixado na praça para secar antes de ser encaminhado para o Moinho Nordeste, empresa de referência e timoneira da cidade. 

O chefe do Executivo também abordou o turismo da região e a intenção de desenvolver o setor de maneira regional. “Temos regiões com o turismo já consolidado aqui no Estado. Precisamos criar novas rotas e estamos fazendo um trabalho regional nesse sentido, para desenvolvimento de outros endereços de turismo no Rio Grande do Sul”, afirmou.

O cerimonial de abertura também contou com as falas do trio de Soberanas. Após as manifestações, a cerimônia foi seguida por show de Stand Up do Bagual do Gaudêncio.

Atrações paralelas

A realização de uma oficina gastronômica com o Senac, na Casa Nordeste, abriu os trabalhos no sábado na parte da manhã. Já no período da noite, o público compareceu em grande número para prestigiar o show do grupo Os Monarcas.

O domingo foi marcado por grande emoção com a realização do Desfile Cênico e Cultural “A História construindo o presente”, que contou com participação de 400 figurantes distribuídos em 19 alas. Por cerca de uma hora em um trajeto de 300 metros o público se aglomerou nas calçadas da Avenida Valdomiro Bocchese, junto ao Centro Histórico, para assistir ao passado ser contado e celebrado. O desfile, assim como outras atrações da festa, contou com a tradução em libras, mostrando a preocupação com a inclusão por parte do evento.

Ingressos

Os ingressos para almoços e jantares podem ser adquiridos juntos à bilheteria ou de maneira antecipada pelo site Minha Entrada. Além disso, é possível comprar os bilhetes diretamente na CIC Antônio Prado ou no posto Terra Nostra. A compra pode ser realizada em dinheiro ou no cartão. Como os ingressos não possuem data e nem o nome do restaurante, eles podem ser utilizados em qualquer estabelecimento. O bilhete adulto custa R$ 79,00 e crianças entre seis e 10 anos pagam R$ 43,00.

A última edição da Festa Nacional da Massa ocorreu em 2019. A primeira celebração foi realizada em 2012 e desde 2017 o evento passou a ser realizado a cada dois anos. Mais informações sobre a Festa podem ser acessadas por meio do site www.fenamassa.com.br. O link com as fotos da última edição pode ser acessado em https://bit.ly/FenaMassa2022.

A FenaMassa - Espaço LIC RS é uma realização da CIC Antônio Prado, e conta com apoio da Prefeitura de Antônio Prado. Patrocínio: Água Mineral Bamboo, Ciklo Geradores, Essenza Desing, Indústria de Bebidas Serrana, Moinho do Nordeste, Pincéis Roma, Viprado, Cooprado, Universum Móveis do Brasil e Transprado. Financiamento: Pró-cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Novas façanhas na cultura

A Programação Artística e Cultural, Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio das empresas: Dohler Antônio Prado, Elliottiiis do Brasil Indústria Moveleira Ltda, Viprado Indústria e Comércio de Vidros Ltda e Voler Móveis Ltda, e é uma realização da CIC Antônio Prado, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Pátria Amada Brasil.


Fonte: FenaMassa - assessoria de imprensa





A Fenamassa possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 ? Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.