31-10-2019

Desfile Cênico da 6ª FenaMassa irá valorizar a história dos imigrantes

Corso alegórico desfila nos dias 10 e 24 de novembro, às 10h30min, no centro da cidade

Um momento de conhecer e reverenciar a história dos imigrantes que buscaram em Antônio Prado a esperança de uma nova vida. O Desfile Cênico do Festival Nacional da Massa 2019 promete encantar o público com um resgate da identidade histórica e cultural das tradições da cidade mais italiana do Brasil. Os desfiles estão marcados para os dias 10 e 24 de novembro, às 10h30min, na Avenida Valdomiro Bocchese, no centro da cidade.

A participação da comunidade será evidenciada. Cerca de 350 figurantes ajudarão a tornar real o tema A história construindo o presente e estarão distribuídos em 12 alas. Os carros alegóricos serão tratores decorados pelos representantes de cada ala. Entre os momentos, estão a chegada dos povos a Antônio Prado, as representações do plantio e construção das casas; a religiosidade, as antigas brincadeiras de criança, o filó e o artesanato; uma homenagem aos antepassados, a fabricação de massas e a imigração atual, com a passagem de um grupo de haitianos. O desfile encerra com as atuais Soberanas Samuele Bertelli, Érica Scopel e Larissa Simioni; além das Rainhas e Princesas de outros anos.

“Eu me emociono muito quando participo na criação deste grande espetáculo, pois devemos manter viva nossa história e nossas origens. Tenho certeza que tanto o público quanto os participantes irão se emocionar e encher o coração de alegria, pois este espetáculo está sendo feito com muito carinho para celebrar a nossa origem”, destaca a diretora e produtora teatral, Carla Reis.

A FenaMassa estará representada por oito bailarinos que irão dançar com massas cenográficas, ao som de uma banda com seis músicos e atores, vindo de Canela e Gramado, que irão convidar o público a se deliciar e se divertir no evento mais saboroso do Brasil.

Ministério da Cidadania apresenta: Programação Artística no Festival Nacional da Massa – Fenamassa 2019, Lei de Incentivo à Cultura. Promoção CIC Antônio Prado e apoio Município de Antônio Prado. Patrocínios Viprado, Banrisul. Seja Vero, Voler, Benoit, Elliottiiis, Ceran, Decorwood. Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal, Pátria Amada Brasil

 

A FenaMassa

O Festival surgiu com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento do segmento alimentício de Antônio Prado, promovendo assim o turismo gastronômico e cultural, a preservação do patrimônio histórico material e imaterial, envolvendo sempre a participação da comunidade urbana e rural.

A primeira edição da FenaMassa ocorreu em outubro de 2012, envolvendo 20 entidades do município. De lá para cá, o festival cresce a cada realização. Na edição de 2017, os expositores do evento faturaram mais de R$ 1,2 milhão de reais, com público que superou a marca de 25 mil pessoas. Em oito dias de festival, foram servidas e comercializadas 5,1 toneladas de massas em mais de 17 mil refeições entre almoços, jantares e lanches.

Além da farta gastronomia, a FenaMassa 2017 reuniu 51 expositores e contou com 15 oficinas gastronômicas e 100 apresentações culturais, em três palcos distribuídos pelo Centro Histórico. Os passeios turísticos reuniram mais de 400 pessoas de diferentes cidades do país como Caxias do Sul, Porto Alegre, Ouro Preto e Lages.


Fonte: Assessoria de Imprensa FenaMassa 2019





A Fenamassa possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 ? Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.