31-10-2019

6ª FenaMassa ocorre de 8 a 24 de novembro em Antônio Prado

Jogos Coloniais, Desfiles Cênicos, Pedal da Massa, encontros de Carros Antigos e Harley Davidson, e Corrida da Massa estão entre as novidades da programação

Antônio Prado, a cidade mais italiana do Brasil, já se prepara para o evento mais saboroso da Serra Gaúcha. A FenaMassa – Festival Nacional da Massa chega a sua sexta edição em 2019 com novidades. De 8 a 24 de novembro, sempre de sexta-feira a domingo, milhares de pessoas irão saborear o melhor da gastronomia, ouvir a boa música, apreciar o artesanato local e degustar bons vinhos em um único espaço, no Centro Histórico do município.

Com entrada gratuita e em uma área coberta de aproximadamente 4,5 mil m², a FenaMassa reúne praça de alimentação, espaço do vinho, produtos orgânicos, palcos, oficinas gastronômicas, espaço infantil, armazém das massas e centro comercial, valorizando a produção local e proporcionando ao visitante vivenciar, de forma prática, aspectos da cultura italiana.

Nessa edição, a expectativa é receber mais de 30 mil pessoas durante os três finais de semana. Serão mais de 50 expositores, nove estandes de gastronomia, além de cinco restaurantes com diversos tipos de massas. Nos palcos culturais, atrações nacionais como Guri de Uruguaiana, Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Mano Lima, Grupo Rodeio, Os Bertussi, Grupo Tholl, além dos talentos locais.

A FenaMassa é uma promoção da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços, Agropecuária e Turismo (CIC) de Antônio Prado. Mais informações podem ser obtidas na fan page oficial do evento, www.facebook.com/fenamassafestival ou no Instagram @fenamassa.

 

Novidades

Nessa edição, os visitantes irão encontrar novidades na FenaMassa. Serão mais de 70 atrações que prometem envolver o turista em uma atmosfera típica italiana.

Nos domingos, 10 e 24 de novembro, o público acompanha o Desfile Cênico, que irá retratar a história da cidade, com a participação de pessoas da comunidade e sob o comando da diretora cênica Carla Reis.

Fazer biguli, debulhar milho, plantar milho, arremesso de queijo, corrida de cariola, corrida de trator, corrida de saco, chute a gol e mini 48 são as provas que compõem os Jogos Coloniais, que ocorrem nos dias 15 e 16 de novembro.

Os amantes da velocidade e dos colecionáveis estarão muito bem servidos de programação na 6ª FenaMassa. Nos dias 9 e 17 de novembro, o evento recebe os encontros de Harley Davidson e de Carros Antigos, respectivamente. Já nos dias 17 e 24 de novembro, ocorrem o 1° Pedal Beneficente e a 1ª Corrida da Massa, respectivamente. A programação completa está no site fenamassa.com.br.

 

A FenaMassa

O Festival surgiu com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento do segmento alimentício de Antônio Prado, promovendo assim o turismo gastronômico e cultural, a preservação do patrimônio histórico material e imaterial, envolvendo sempre a participação da comunidade urbana e rural.

A primeira edição da FenaMassa ocorreu em outubro de 2012, envolvendo 20 entidades do município. De lá para cá, o festival cresce a cada realização. Na edição de 2017, os expositores do evento faturaram mais de R$ 1,2 milhão de reais, com público que superou a marca de 25 mil pessoas. Em oito dias de festival, foram servidas e comercializadas 5,1 toneladas de massas em mais de 17 mil refeições entre almoços, jantares e lanches.

Além da farta gastronomia, a FenaMassa 2017 reuniu 51 expositores e contou com 15 oficinas gastronômicas e 100 apresentações culturais, em três palcos distribuídos pelo Centro Histórico. Os passeios turísticos reuniram mais de 400 pessoas de diferentes cidades do país como Caxias do Sul, Porto Alegre, Ouro Preto e Lages.

 

Edificações históricas

O município de Antônio Prado possui um excepcional conjunto arquitetônico, composto por casas de madeira e alvenaria, que foram construídas no final do século XX pelos imigrantes italianos. Em 1989, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) tombou as 48 edificações localizadas nas principais ruas do centro da cidade, que se revestem de significativo valor para a história e a cultura da cidade, região e do Brasil. Os visitantes poderão conhecer os prédios históricos e ainda realizar um passeio pelo interior do município.


Fonte: Assessoria de Imprensa FenaMassa 2019





A Fenamassa possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 ? Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.