23-10-2019

Pela primeira vez, FenaMassa terá Jogos Coloniais

Giochi Della Colonia terá nove provas, realizadas nos dias 15 e 16 de novembro, em frente à Igreja Matriz de Antônio Prado. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local.

Far biguli, sbarnar milho, trar formai, peade a gol e piantar milho. Não, a frase anterior não é uma conversa entre nonas. Na verdade, essas são algumas das provas dos Jogos Coloniais, atração inédita do Festival Nacional da Massa – FenaMassa. Os atletas das colônias irão competir em nove provas, em frente à Igreja Matriz de Antônio Prado. A disputa, que ocorre nos dias 15 e 16 de novembro, a partir das 15h30min, vai oportunizar aos turistas as vivências da tradição ítalo-serrana.

Fazer biguli, debulhar milho, plantar milho, arremesso de queijo, corrida de cariola, corrida de trator, corrida de saco, chute a gol e mini 48 são as provas que compõem os Jogos Coloniais. Para participar, basta se inscrever no local da competição, junto à organização. Uma pessoa poderá disputar no máximo de três provas, com inscrições gratuitas.

Os vencedores receberão prêmios oferecidos pelos expositores como ingressos para almoços e jantares nos restaurantes, cortesias no espaço da pizza e outros locais da praça de alimentação, vinhos das vinícolas participantes, além de muitos outros brindes.

 

Provas

Fazer biguli

As equipes terão a tarefa de fazer a maior quantidade possível de biguli com máquina manual, no tempo estipulado pela organização. Será considerada vencedora quem fizer a maior quantidade da massa, em peso, no tempo estabelecido.

 

Arremesso de queijo

Na prova, será considerado vencedor quem arremessar o queijo à maior distância.

 

Corrida de trator

Cumprirá a prova quem percorrer o percurso de 100 metros, no menor tempo possível. O trajeto será feito sempre com trator e a partida se dará com os veículos desligados.

 

Corrida de cariola

As duplas terão que cumprir um trajeto com a carriola, realizando no menor tempo possível as tarefas programadas. Dada a partida, um dos competidores entra na carriola e outro deve carregá-lo até a marca. Havendo a troca, o outro conduz por mais 25 metros.

 

Debulhar milho

Realizada em três etapas, a prova consiste em descascar dez espigas de milho e debulhar as espigas com máquina manual. Ganha a dupla que realizar as três tarefas em menos tempo.

 

Corrida de plantadeira

Nessa prova, o participante deve abastecer a máquina e plantar o milho nos lugares demarcados.

 

Mini 48

Os jogadores posicionam-se a quatro metros de um cepo com as cinco bochas – quatro grandes e uma pequena, onde as grandes valem quatro pontos e a pequena vale 12. Para cada pessoa são entregues três bochas para efetuar o arremesso. Ganha quem arremessar as três bochas e fizer o maior número de pontos.

 

Provas mistas infantis

Corrida do saco

A corrida irá reunir os pequenos que terão de cumprir um percurso de 20 metros saltando dentro do saco com os dois pés. Dada a partida, o competidor já dentro do saco percorre a distância de 10 metros, e, após ter contornado um obstáculo, retorna ao local da saída.

 

Chute a gol

A garotada terá que chutar uma bola de meia, a uma distância de seis metros dentro de uma mini goleira, realizando cinco chutes a gol. Será considerado vencedor quem acertar o maior número de gols.

 

6ª FenaMassa

De 8 a 24 de novembro, sempre de sexta-feira a domingo, milhares de pessoas irão saborear o melhor da gastronomia, ouvir a boa música, apreciar o artesanato local e degustar bons vinhos em um único espaço, no Centro Histórico do município.

Com entrada gratuita e em uma área coberta de aproximadamente 4,5 mil m², a FenaMassa reúne praça de alimentação, espaço do vinho, produtos orgânicos, palcos, oficinas gastronômicas, espaço infantil, armazém das massas e centro comercial, valorizando a produção local e proporcionando ao visitante vivenciar de forma prática aspectos da cultura italiana.

Nessa edição, a expectativa é receber mais de 30 mil pessoas durante os três finais de semana. Serão mais de 50 expositores, nove estandes de gastronomia, além de cinco restaurantes com diversos tipos de massas. Entre as mais de 70 atrações, a novidade fica por conta dos desfiles temáticos, que retrarão a história da cidade, com a participação de pessoas da comunidade e sob o comando da diretora cênica Carla Reis.

Nos palcos culturais, atrações nacionais como Guri de Uruguaiana, Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Mano Lima, Grupo Rodeio, Os Bertussi, Grupo Tholl, além dos talentos locais. O público ainda irá conferir jogos coloniais, corrida da massa, entre outras atrações.

A FenaMassa é uma promoção da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços, Agropecuária e Turismo (CIC) de Antônio Prado. Mais informações podem ser obtidas na fan page oficial do evento, www.facebook.com/fenamassafestival ou no Instagram @fenamassa.


Fonte: Assessoria de Imprensa FenaMassa 2019





A Fenamassa possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 ? Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.